domingo, 22 de agosto de 2010

Equilíbrio de vitaminas é receita para manter vitalidade da pele


Alimentar-se de maneira balanceada e beber de dois a três litros de água por dia é a melhor receita para manter a vitalidade da pele, de acordo com a Dra. Socorro Giorelli, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Um organismo nutrologicamente equilibrado, com a quantidade ideal de vitaminas, nutrientes e sais minerais, é fundamental para prevenir o envelhecimento precoce.
"A vitamina A e a vitamina E são as mais importantes para manter a pele bem cuidada", explica a Dra. Giorelli, que recomenda óleo de fígado de bacalhau, fígado, espinafre, leite e gema de ovo. A médica conta que, quando ingeridas adequadamente, essas vitaminas funcionam como protetores solares - mas é importante lembrar que isso não exclui a necessidade da aplicação do filtro solar.
Além dos benefícios para a pele, a vitamina A também é muito importante para a saúde dos olhos. "Se a dieta estiver deficiente dessa vitamina, a pele pode se tornar extremamente seca e a visão fica deficiente", ressalta. É importante lembrar, no entanto, que tudo em excesso faz mal. "Uma quantidade muito elevada de vitamina A pode provocar ressecamento e aspereza na pele, queda de cabelos e feridas nos lábios".
Outras vitaminas, nutrientes e sais minerais também são importantes: .
Vitamina B: impede o ressecamento e a inflamação dos lábios.
Vitamina C: presente em todas as frutas cítricas, também é importante para a saúde da pele
Ferro: importante para a saúde do sangue, porém também confere um aspecto corado à pele.
Zinco: Mantém a pele, cabelo e unhas saudáveis. Bom para cicatrização de ferimentos. É necessário no organismo em doses muito pequenas.


Cuidados com álcool e café - Muitas bebidas podem causar danos à pele. "Álcool e café causam dilatação dos capilares, pequenos vasos sanguíneos que ficam sob a superfície da pele. Isso resulta na familiar aparência ruborizada, avermelhada, das pessoas que têm o hábito de beber", aponta a Dra. Giorelli. Ela comenta que esses efeitos do álcool e do café são inicialmente temporários, mas beber excessivamente pode causar dilatação permanente dos vasos, fazendo com que eles fiquem aparentes.
Alimentação e pele estão entre temas de Congresso - Alimentos funcionais e alimentação para preservar a pele estão entre os temas que serão discutidos durante o XIV Congresso Brasileiro de Nutrologia, que acontece de 15 a 17 de setembro no Centro de Convenções do hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento, organizado pela ABRAN, acontece desde 1996 e inclui palestras, painéis e debates sobre temas como obesidade, nutrologia pediátrica, longevidade, diabetes, cirurgia bariátrica, síndrome metabólica, farmacoterapia prolongada, suplementos alimentares, transgênicos, nutrogenômica, medicina estética e alergia alimentar, entre outros.
Este ano, a ABRAN espera receber, entre brasileiros e estrangeiros, mais de 2.500 médicos nutrólogos e de outras especialidades (pediatras, geriatras, endocrinologistas e clínicos gerais), profissionais de saúde e estudantes de medicina, além de mais 180 conferencistas. As inscrições estão abertas para médicos, estudantes e profissionais interessados.
Informações: XIV Congresso Brasileiro de Nutrologia
De 15 e 17 de setembro de 2010
Hotel Maksoud Plaza - São Paulo (SP)
Telefones (17) 3523-9732 | (17) 3524-4929
www.abran.org.br/congresso

Fonte : Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário