terça-feira, 23 de março de 2010

Novo exame genético permite prever lesões de herpes genital



Um novo teste genético prevê com que frequência as pessoas terão lesões provocadas pelo vírus do herpes genital. O exame, disponível nos Estados Unidos, foi apresentado no 68º encontro da Academia Americana de Dermatologia.

O exame é feito a partir da coleta de mucosa genital e mostra a presença ou ausência de mutações específicas no gene MBL, que tem um papel importante na resposta do sistema imunológico à infecção. Um paciente cujo teste tem resultado positivo tem aproximadamente 80% de chance de desenvolver lesões frequentes.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Omar Lupi, o novo teste permitirá, pela primeira vez, fazer um prognóstico da evolução do paciente com herpes. "Um dos benefícios é poder diminuir a tensão das pessoas que têm o vírus. Muitos pacientes perguntam: "Vou ter outras lesões? Quando?", e a gente simplesmente não sabia. Agora é possível dizer quais são as chances de eles contaminarem os parceiros", afirma.

Para Lupi, o exame também permite preparar um tratamento personalizado mais eficaz de combate ao vírus.

Segundo o dermatologista, cerca de 92% da população tem o vírus, mas apenas 10% deles têm crises recorrentes. O teste custa US$ 249 nos EUA, mas ainda deve ser aprovado pela Anvisa para ser usado no Brasil.

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário